Skip to content

Você confia na Wikipedia?

Salvadora daqueles que tem um trabalho para entregar no outro dia e uma balada pra curtir, a Wikipedia, que nasceu como uma das maiores febres da Web 2.0 é em tese o sinônimo dessa nova internet à época. As pessoas poderiam escrever artigos que poderiam ser acessados livremente por qualquer pessoa no mundo que tivess acesso irrestrito à internet.

Mas essa maionese de autores que a Wikipedia se tronou tem um preço, que às vezes as pessoas nem notam: a parcialidade dos artigos ou até erros. Não que se queira ter um conteúdo a nível de PhD. e sem nenhuma opinião implícita do autor, mas algumas vezes é fácil perceber que o texto foi elaborado por um estudante de Ensino Médio ou por um ultra-radical de alguma corrente ideológica.

E em que isso pode prejudicar alguém? Simples, na (in)formação das pessoas. Informações, em tese, um tema deveria ser apresentado sobre todas as faces. Mas infelizmente não é o que se vê nem nos livros didáticos, quem dirá no faroeste da Internet! Mas sites como a Wikipedia deveriam ter esse pensamento como meta principal.

Há ainda denúncias que o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, anda cobrando por certas edições no site que criou. Seria por causa das parcas doações que o sistema vem recebendo? Também é público que ele usuou a Wikipedia para notificar sua ex-namorada que tudo estava terminado entre eles. E quem garante que ele não vem usando o site para fazer outras notificações?

Por umas e outras como estas, deixei de pesquisar assuntos acadêmicos na Wikipedia. No máximo uma ou outra definição que não tem muita importância.

Technorati Marcas:

2 Comments

  1. Um pouco sobre o IE8 beta 1 | Victor Franco Um pouco sobre o IE8 beta 1 | Victor Franco

    […] Uma novidade bem vinda foi um menu contextual que aparece todas as vezes que marcamos algum texto. Aparece uma seta verde que quando clicada abre o menu em si. Primeiramente aparecem as opções padrão e uma opção para mais atividades. O quarto bloco de opções adicionais é para buscar através dos sistemas que o usuário configurou. Note que a Wikipedia não aparece nas opções padrão, apenas nas adicionais, pois eu coloquei como opção. Talvez a Microsoft tenha decidido não colocá-la nessa versão por sua crescente falta de credibilidade, como já falei aqui. […]

  2. Eu uso a Wikipédia constantemente, seja pra saber realmente de algo ou pra passar o tempo “produtivamente”. Ver essas notícias sobre o Wales é triste e mostra a falta de visão do fundador da Wiki: com isso a criação dele perde credibilidade (como no seu caso) e por conseqüência, doações também. E, sem doações, good bye Wikipédia. Lógico, isso em caso mais extremo, mas é uma possibilidade.

    P.S.: Agradeço o comentário no meu blog. 😉

Deixe uma resposta