Skip to content

Um pouco sobre o Internet Explorer 8 beta 1

Já está em beta público o Internet Explorer 8 beta 1. Para quem não sabe, beta é um estágio do desenvolvimento de software onde o produto é apresentado a um público -restrito ou não- para que seja testado de maneira mais massiva. Portanto, antes de fazer o download, esteja certo que o programa pode apresentar falhas leves e graves e pode danificar seu computador. Testar é por sua conta e risco.

Quanto à análise preliminar, o download pelo site da Microsoft foi tranquilo. Arquivo de 14Mb para o Windows XP e de 11Mb para o Vista. A instalação correu muito bem. No começo, ele faz o download das aualizações disponíveis, e depois faz uma checagem no seu pc atrás de software malicioso. Isso mostra uma preocupação em tentar garantir que o browser seja instalado num background mais “saudável”.

Depois vem a instalação do navegador propriamente dito e de suas atualizações que foram baixadas anteriormente. Essas atualizações é que são o maior dilema do IE. Há cerca de um mês fiz o download do IE7, que tem também 14Mb, mas as atualizações passaram de 17Mb! Como aceitar que as atualizações sejam maiores que o próprio programa? Não pode.

Voltando ao IE8. Essa versão vem sendo muito comentada por passar no acid test 2 oficial. O teste é muito rigoroso e avalia se o browser segue os padrões web existentes. Caso o resultado seja positivo, será mostrada uma carinha sorridente, como aconteceu com o IE8 ao se realizar o teste. Mais informações podem ser encontradas aqui.

 acid test 2

 

Algumas novidades visuais e funcionalidades podem ser notadas. Uma delas é a aparência da barra de endereços que agora é bicolor: a url completa do site é preta no domínio e cinza nas outras partes. Além disso, há um botão que permite que seja emulada a versão 7 do navegador, para aquelas páginas onde há problemas de compatibilidade. Há também os botões tradicionais, e um botão developer tools que mostra informações sobre HTML, CSS e Scripts da página aberta. Pode ser muito útil para quem produz conteúdo para a web de forma mais profissional.

top_ie

Uma novidade bem vinda foi um menu contextual que aparece todas as vezes que marcamos algum texto. Aparece uma seta verde que quando clicada abre o menu em si. Primeiramente aparecem as opções padrão e uma opção para mais atividades. O quarto bloco de opções adicionais é para buscar através dos sistemas que o usuário configurou. Note que a Wikipedia não aparece nas opções padrão, apenas nas adicionais, pois eu coloquei como opção. Talvez a Microsoft tenha decidido não colocá-la nessa versão por sua crescente falta de credibilidade, como já falei aqui.

 

Quanto à navegação em si, o Internet Explorer ainda apresenta muitas falhas na exibição e execução das páginas. A página do Meio Bit, por exemplo não é exibida corretamente no navegador, além de coisas estranhas acontecerem quando se rola a página verticalmente usando o scrool do mouse. O Hotmail não carrega as mensagens nem a Caixa de Entrada. Para corrigir esses problemas ainda é preciso que se emule o IE7 que citei acima.

Ao que parece, o time de desenvolvedores vem tentando fazer com que o próximo navegador da MS seja mais criterioso com os padrões usados na Internet. Talvez por isso o browser mais utilizado vem patinando em relação à exibição das páginas. Mas como ainda está no beta 1, o IE ainda tem muito tempo para ser melhorado até a versão final. É esperar e torcer para que saia algo realmente bom e coloque fogo na concorrência com o Firefox.

O download (por sua conta e risco) oficial está disponível para os Windows XP e Vista.

EDIT: Na verdade, o quando falo que o IE8 apresenta falhas na exibição de páginas, em se tratando de exibição de páginas, não são exatamente falhas. O que ocorre é uma diferença/incompatibilidade da página com os padrões que esta versão do Internet Explorer passou a adotar. Muitas vezes é preciso fazer um certo malabarismo para que a página fosse exibida em navegadores não tão rigorosos com os padrões, como o próprio IE7. Agora nota-se esse malabarismo na exibição das páginas, algumas vezes. Mas quanto ao problema do Hotmail, acredito que isso sim seja um bug do programa, já que ele não consegue executar a tarefa de abrir um e-mail ou mostrar a Caixa de Entrada.
Muito Obrigado, Cobalto.

Technorati Marcas: ,,,,,,,

2 Comments

  1. Cobalto Cobalto

    Disponha ^^

  2. Victor Franco Victor Franco

    Cobalto, me desculpe, mas tive que republicar o post, e seu comentário foi perdido. Mas muito obrigado mesmo pela dica.

Deixe uma resposta