Skip to content

Smart Converter: Conversor de Vídeos “facim, facim” para OS X

Converter vídeos muitas vezes pode não ser uma tarefa muito simples. Além da grande variedade de formatos existentes, saber lidar com uma tonelada de codecs específicos de audio e video, formato de telas taxas de bits não são tarefas simples para quem quer simplesmente converter um vídeo para ouvir no gadget, seja ele im iPad, iPhone, iPod, ou até mesmo na TV  ou no celular ou tablet com Android.

O Smart Converter faz muito bem este papel, se você se encaixa no perfil daqueles que só querem que as coisas funcionem. Se é daqueles que adora alterar alguma configuração, taxa de bits, codecs de audio e vídeo, pode parar por aqui. o Smart não oferece estas opções.

Na verdade, ele não oferece opções de configurações. Nenhuma. Apenas se escolhe em qual dispositivo se quer assistir o vídeo, ou apenas o áudio, em MP3 ou AAC. E é justamente por isso que o programa é uma ótima pedida para quem se perde com estas coisas. Mas não é só por isso que seu nome começa com Smart. O programa analisa as características do vídeo e converte apenas o que precisa do áudio e vídeo, assim a velocidade de conversão consegue ser reduzida caso não seja necessário converter algum dos dois, ou até mesmo os dois.

Em 2009 eu havia escrito um post em que se mostra como converter vídeos no QuickTime X para assistí-los no iPod/iPhone, na Apple TV, ou mesmo no computador. Se a ideia é converter os vídeos para algum dos “i” da Apple, o QuickTime X continua sendo uma boa opção. Atende muito bem e é parte do OS X.

Mas se o que se deseja é converter para uso em outros gadgets, como os equipados com Android, PSP’s, TV’s Sony Bravia, XBOX 360, Google TV, etc, ou extrair o áudio em AAC ou MP3, sem ter que se preocupar com absolutamente nada da sopa de letrinhas de formatos e codecs, dê uma chance ao Smart Converter. Ele é grátis, e pode ser obtido na Mac App Store.

O funcionamento é super simples: basta arrastar o vídeo desejado para a janela do programa, escolher a opção de conversão e clicar em Convert. Do restante o programa se encarrega, inclusive de adicionar o que foi convertido à biblioteca do iTunes, caso a escolha tenha sido por um iGadget.

No quesito velocidade, se for o caso de troca apenas de formato, sem conversão de vídeo ou áudio (fastest), o software é realmente rápido. Em um teste, ele demorou 4s para converter um vídeo de 4 min, enquanto o QuickTime X demorou mais de 10 minutos (convertendo para Apple TV). Mas se for o caso de conversão de vídeo, aí o jogo se inverte. Convertendo o mesmo vídeo para iPod/iPhone, o Smart Converter levou 11 minutos, enquanto o QuickTime X levou 5 min.

O Smart é um programa bastante honesto pelo preço que é cobrado, $0, especialmente se você não quer quebrar a cabeça, mas tem lá suas limitações. Poucos dispositivos para escolher e velocidade de conversão são os principais, enquanto a falta de opção de conversão de vários arquivos em fila vai ser suprida com uma versão paga, que não sei se valerá o investimento. Mas vale a pena testar!

One Comment

  1. Edmilson Edmilson

    Olá! Vitor Franco tuas dicas são muito valiosas,tenho um problema com o SOTHINK MOVE MAKER, não consigo gravar DVD com menu. sempre aparece uma caixa de mensagem dizendo que não foi possivel fazer o menu,
    pergunta-me se quero gravar sem menu. diga-me oque estou fazendo de errado e qual o procedimento correto; de já muito obrigado.

Deixe uma resposta