Skip to content

Os jovens estão ficando surdos?

Uma pesquisa realizada com jovens na Holanda constatou que devido ao uso de fones de ouvido em volumes altos e música em volumes também nocivo têm provocado uma perda de capacidade auditiva de quem usa esses equipamentos. E não é muito difiícil de comprovar esses resultados em qualquer sala de aula de qualquer escola ou Universidade de grandes cidades.

O tipo de dano à audição causada por exposição excessiva a altos níveis de ruído se chama Perda de Audição Sensorineural. Segundo tópico na Wikipedia, uma exposição de 2 horas a um nível de ruído de 91db já pode ser danosa. Na verdade, um longo tempo de exposição a ruídos de 70db já é prejudicial. Imagine para a maioria das pessoas que gerlamente usam seus ipod’s a 110db…

Segundo os pesquisadores, a única forma de prevenção a perda de audição por esses motivos seria que os fabricantes limitassem a quantidade de decibéis que seus produtos geram, e não contar com o bom senso dos usuários. Mas com certeza, quem ouve música em dispositivos móveis provavelmente não vai aprovar a idéia de ouvir suas músicas em níveis de música ambiente.

Mea culpa: Eu também sou um dos usuários frequentes de fones de ouvido e admito que minha capacidade auditiva já não é mais a mesma. Mas sempre tento usar o mais baixo possível, e uso fones com isolamento acústico, para ouvir músicas num volume mais ameno.

Fontes: Engadget e Wikipedia

Be First to Comment

Deixe uma resposta