Skip to content

New Toy: Sony Bravia KDL-32EX305

Essa semana recebi um presentinho que me proporcionei. Trata-se da incrível TV LCD Sony Bravia KDL-32EX305. Vejam a elegância da criança:

Ela tem 32 polegadas, resolução de 1.366 x 768 pixels, 4 entradas HDMI, entrada USB para reprodução de vídeos, músicas e fotos, entrada de rede Ethernet, conversor de TV digital integrado, e mais um monte de coisas.

Mas isso é só uma sopa de letrinhas e especificações que se não forem bem aproveitadas não servem de nada, não é mesmo? O que importa é a TV funcionando. Então vamos lá!

Minha TV chegou na última quarta-feira durante o dia, e como eu estava no trabalho, e depois saí com o pessoal do trabalho para um happy-hour, só consegui iniciar a montagem por volta das 22:30. Posso dizer que foi uma das coisas mais simples que eu já fiz na vida. Para montar a base é só seguir o desenho que vem junto: fixar 4 parafusos, encaixar um acabamento que esconde a estrutura de sustentação em metal, colocar a TV na base (com a ajuda do meu pai), fixar mais 4 parafusos e pronto! Depois é só ligar os cabos (eu liguei o cabo da antena e o cabo de rede, que já estavam preparados), ligar a TV na tomada e apertar o botão de liga no controle remoto (depois de colocar as pilhas no controle remoto, claro!).

Não vou perder muito tempo com as configurações iniciais, basta saber que é tudo bem explicado na tela da TV, e que os canais já são programados nessa fase, tanto os analógicos quanto os digitais. Aqui em casa foram encontrados os 6 canais digitais disponíveis em Brasília: TV Brasil HD, Band HD, Record HD, Globo HD, SBT HD e TV Justiça HD. Uma pena não termos a RedeTV! HD aqui ainda. O horário, como na todas das TV’s com conversor integrado que eu vi, pode ser ajustado automaticamente.

Hora de finalmente usar a TV para aquilo que ela se propõe: assitir! Primeiro coloquei na Globo HD, para ver o jogo que estava passando (Grêmio x Vasco, num lameiro só). Aí eu ví nas informações que ela mostra quando se troca de canal que o sinal vinha da antena, que a resolução da transmissão era 1080i em 16:9, a hora (22:55), o programa que estava sendo exibido (Futebol 2010), E UMA FAIXA PRETA DE CADA LADO DA TELA! Aí eu pensei que tinha que configurar alguma coisa…

Procurei no manual dela (i-manual, na tela da TV. No papel mesmo só as instruções de montagem e aquelas soluções para alguns problemas) e nada de encontrar alguma coisa sobre selecionar a resolução da transmissão. Comecei então a fuçar no menu dela (falo mais sobre ele depois) e encontrei uma seção em que a imagem é ajustada para 16:9 automaticamente quando a transmissão for 4:3, ativei e… Nada! Coloquei na Band HD e a maldita faixa preta de cada lado estava lá de novo. Aí eu usei um recurso que ela possui de ajustar a imagem pra sumir com a faixa preta (chamado wide zoom), ao apertar o botão wide no controle.

Eu já estava desapontado! Poxa vida, minha TV novinha, que eu escolhi a dedo na Internet, não mostra o jogo em 16:9, mesmo com a transmissão em 16:9… Mudei de canal para a Record HD, que estava exibindo o filme do Hulk e… Imagem 16:9!!! Tela inteiramente preenchida, com uma qualidade incrível: aqui eu vi que o Bravia Engine 3 realmente faz diferença! Estava passando uma cena que se passava em um campo gramado, e que verde incrível! Que cores são aquelas! Realmente faz diferença, as cores, os contrastes, os pretos que não são lavados (como desdenham das telas LCD os donos das telas de Plasma). Aí eu descobri que aquelas faixas pretas não são defeito da TV, e sim das emissoras, que transmitem futebol em 4:3, sei lá em que resolução, e colocam no canal HD. Que vergonha!

Aí resolvi testar um recurso que me encheu os olhos e foi um diferencial na hora da compra: o Bravia Internet Video. Com ele, é possível assistir vídeos em diversos canais da Internet diretamente da TV: YouTube, DailyMotion, entre vários, com destaque também para o iG, que mostra que houve um cuidado em acrescentar conteúdo nacional nas opções). Testei o YouTube. O canal é o que me parece mais trabalhado, sendo possível fazer login na sua conta, assistir seus próprios vídeos, os favoritos, listas de reprodução. Os vídeos carregam rápido na minha conexão de 2Mbps da Oi, e rodam sem engasgar nem ficar parado esperando durante o streaming. Pensei em gravar um vídeo sobre o funcionamento, mas prefiro indicar um link da própria Sony que mostra como funciona o recurso, é exatamente desse jeito: clique aqui para ver. Também é possível ver as fotos no Picasa, mas isso eu não testei ainda. Show de bola, realmente!

E para ver como os recursos são realmente bem aproveitados (ao contrário do acelerômetro do N95), a atualização do software da TV é feito enquanto ela está no stand-by, automaticamente.

Ontem também testei o recurso de assistir vídeos através da USB. Conectei meu Nokia 5530 no modo de transferência de arquivos e assisti o filme The Godfather I, em HD. Perfeitos também, som e imagem. Músicas também podem ser ouvidas, com ótima qualidade também. Não testei as fotos. É interessante ver como a tecnologia transforma as coisas: antes uma TV servia para ver TV, ou conectar um aparelho externo e ver filmes. Agora temos a possibilidade de assistir TV, ver os conteúdos que vem através dos equipamentos externos, mas também acessar conteúdo via USB, rede doméstica e até via Internet. Falamos em atualização de software, algo simplesmente inexistente nas TV’s de 5 anos atrás.

Pensei por algum tempo em comprar uma TV Full-HD da Samsung ou LG, como minha tia que comprou uma. Depois de ler um pouco sobre isso na Internet, e comprovar, posso dizer que minha TV não perde em nada para a dela no quesito resolução. A diferença que existe não é perceptível ao olho humano, e ninguém assiste TV com lupa. Então se você tem dúvidas entre comprar uma TV HD ou Full HD de 32 polegadas, compre a HD, que provavelmente será mais barata, e gaste a diferença com outra coisa.

Acho que o post ficou um pouco longo, mas eu queria falar um pouco sobre os diferenciais da Bravia KDL-32EX305. Esta TV realmente me surpreendeu muito positivamente, e olhem que eu já esperava muito de uma Bravia. A interface gráfica do software dela é bastante sóbrio e elegante, sem perder a beleza. É muito fácil acessar os recursos e configurações, a imagem tem uma qualidade surpreendente. Os recursos da Internet que podem ser acessados diretamente da TV são um diferencial e tanto. Posso estar completamente errado, mas acho que no futuro pode-se até ter uma atualização que permita que os recursos de interatividade de verdade na TV aberta digital possam ser utilizados através dessa conexão de rede. Se você está pensando em comprar uma TV LCD, pense com carinho nesse modelo. Realmente não desaponta em nada.

Como faz meu amigo Hungry Goat, vou fazer uma pequena avaliação:

Design: 10 (Há quem não goste do Black Piano, para mim é bonito).
Imagem: 10
Som: 9 (Depois das novas LG Scarlet vai ser difícil dar 10 em outras TV’s)
Facilidade de uso: 10 (a interface aqui realmente faz diferença)
Recursos: 10 (Os recursos da Internet são um diferencial e tanto)

Nota final: 9,8

Preço: $$$$ (Custa um pouquinho mais que a maioria das LG e Samsung com conversor integrado, mas vale MUITO a pena)

12 Comments

  1. Atila Atila

    Cara,

    Estava pensando em comprar essa TV, agora depois deste post Eu toindo correndo na loja pegar a minha…
    Valeu!

  2. Rodrigo Rodrigo

    Cara,
    Há possibilidade de escrever com o próprio controle remoto da TV SONY BRAVIA? Pois só consigo assistir os vídeos que já estão disponibilizados nos tópicos presentes no YOUTUBE, como por exemplo: “OS MAIS ASSISTIDOS”, e etc..
    Não consigo realizar minha própria pesquisa de vídeos, pois não consigo escrever. (Risos)
    Obrigado por poder dividir com você minha ignorância.
    Abraço.

  3. lucas lucas

    Amigo comprei essa tv hj pela net . e fiquei super inseguro, mais depois de ler toda a sua saga ao maravilhoso mundo da tv digital! percebo q fiz uma boa opção de compra! valeu e obrigado !!!!

    • Victor Franco Victor Franco

      Fala Lucas, tudo bem?

      E aí cara, sua TV já chegou??? Gostou dela?

      Abs!

  4. Marlos Marlos

    Rodrigo
    Descobri sem querer que quando há um campo onde pode ser escrito algo é so clicar no ok do controle remoto que aparece um teclado.
    Um abraço.

  5. mauro mauro

    a tv de lcd 32 polegada da sony bravia não vale nada pos a minha so durou um ano e meio e sumio a imgem levei pra arrumar e cai de costa com o preço do conserto.tiv que jogala na caçamba de entulho que sai mais barato
    o fabricante da sony deveria ter vergonha do produto que ofereçe para o consumidor

  6. Vicente Vicente

    É uma boa TV, mas não vale a pena, melhor comprar uma Samsung. Os recursos da Sony são fracos, principalmente para tocar vídeos, só funciona com poucos formatos e o mais absurdo: NÃO LÊ LEGENDA. Portanto perde muitos pontos, já que é um recurso muito utilizado.

    O menu é complicado e extremamente confuso, além de não ser intuitivo. Não existe um botão de “Media Player” e nem botão de “USB”, precisa ir para o menu da TV e procurar por lá o local correto.

    Eu não pretendo comprar outra TV Sony, a Samsung ou LG conseguem entregar melhores recursos, além de terem qualidade de imagem similar e serem bem mais baratas. Boa sorte. Espero ter ajudado.

    • Vicente Vicente

      Apenas complementando o meu comentário: a tv não toca .AVI, que é o formato da maioria dos vídeos disponíveis na internet.

      • Isso é verdade! Para quem precisa reproduzir alguma coisa diferente do .mp4 pode esquecer as Sony. Além disso, se quiser legenda também vai ficar na mão. Para mim não faz falta, especialmente porque costumo reproduzir mais clipes de músicas nela, e os em HD do YouTube já vem em .mp4 🙂
        Abs!

  7. André Neves André Neves

    Cara, voce tem o manual dessa TV? Furtaram a minha e preciso do manual para enviar para seguradora. caso voce ainda tenha e possa me vender responda no meu e-mail, andresneves@gmail.com. estou precisando muito, pois a caixa dela com manual tambem foi furtada(levou com caixa e tudo) e não tenho nota pois foi comprada no paraguay. aguardo retorno.

  8. Sergio Veridiano Arôca Sergio Veridiano Arôca

    Não fui feliz na lcd Bravia sony pois com quatro anos de uso a tela está toda escura e o conserto é 600,00. Por favor, ajudem-me!Qual melhor lcd ou led?

    • Eduardo Eduardo

      Sr. Sergio Veridiano;

      O senhor compra uma TV Bravia Sony e após 4 anos tem coragem de reclamar de um conserto de R$ 600,00 reais?

      Pelo amor de Deus!!!

      Vou ajudá-lo!!

      Não compre LCD ou LED, compre uma TV antiga de Tubo de 14 polegadas que é o mais indicado para pessoas como o Senhor.

      Outra coisa, não pague TV a cabo, compre uma antena interna e coloque bombril na ponta, ai sim terá um produto realmente personalizado, ou em outras palavras, com a sua cara!!!!!!!!!!!

      Afff!!!!!!!!!

Deixe uma resposta