Skip to content

Movimento Blog Voluntário – 5: Configuração e uso do Windows Live Writer

Sei que o Movimento Blog Voluntário já passou há algum tempo, mas fiquei devendo 3 partes do que planejei fazer: mostrar como criar e manter um blog de forma fácil, sem que seja necessária nenhuma habilidade com programação, ou habilidades mais avançadas com computadores. Como acredito que não será em vão, mesmo já tendo acabado o Movimento, completarei a série. Na postagem anterior falei um pouco sobre como criar conteúdo usando o painel de controle do WordPress.com. Agora, vou ensinar como configurar seu blog para publicar conteúdo utilizando o Windows Live Writer.

Para quem não conhece, o Windows Live Writer, ou WLW, é um excelente programa para produção e publicação de conteúdo para blogs para o sistema operacional Windows. Tem como seu principal ponto forte a extrema facilidade de utilização. Eu sempre uso o Windows Live Writer para postar aqui no site, a não ser que não esteja utilizando meu computador.

Antes de começar a configuração do WLW, é necessário fazer o download, disponível na página do programa. Depois disso, deve-se intalar o programa no computador e abri-lo. Como esses passos fogem do foco deste post, vou começar com as considerações sobre a configuração.

Configuração

Ao abrir o WLW pela primeira vez, você deverá configurar um blog para que seu conteúdo seja postado.

Considerando que o leitor esteja seguindo os passos das postagens anteriores, então o seu blog deve utilizar o serviço WordPress.com.

Produção e publicação de conteúdo

Utilizar o Windows Live Writer é tão fácil quanto escrever um e-mail ou usar um editor de textos (talvez até mais). Basta digitar o texto que se deseja publicar, alterar suas características (tamanho, itálico, sublinhado ou negrito) ou ainda adicionar imagens, tabelas, marcas, links, entre outras coisas.

Para inserir uma imagem, basta clicar em “Inserir Imagem” na barra lateral, ou no botão correspondente na barra de ferramentas. Assim, aparecerá uma tela onde se escolhe a imagem a ser inserida:

Depois de escolhida a imagem, pode-se aplicar efeitos como sombra, ou papel fotográfico, além de escolher o tamanho da imagem. Todas as alterações são mostradas em tempo real, no momento que o usuário as faz.

Para inserir um link para outras páginas basta marcar o texto que conterá o link e clicar em “Inserir Hiperlink”. Abrirá a seguinte tela:

Digite o endereço da página a ser aberta no campo “URL”. Para que a página do link seja aberta em uma nova janela do navegador do leitor, marque a opção “Abrir link em nova janela”. Para que o WLW “memorize” o link para o texto selecionado, marque a opção “Adicionar para vincular glossário”. Assim, toda vez que você marcar o texto e clicar em “Inserir Hiperlink” o programa lembrará do endereço da página a ser aberta. Outra ótima característica é que quando se deseja inserir um link de uma postagem anterior do seu blog, basta clicar em “Vincular a” e escolher a opção “Postagem Anterior” que o programa lista as postagens do seu blog e a você basta escolher qual se quer linkar.

Existe também um par de setas apontando para cima no canto inferior direito do programa. Ao clicá-las, aparece uma caixa com várias opções:

Dentre elas podemos destacar: A opção de selecionar em que categoria a postagem será publicada, e o campo “Palavras-chave”, onde se digitam as palavras-chave, ou tags da postagem.

Deois de digitado o texto, adicionadas as imagens se esse for o caso, e escolhidas as tags e a categoria, basta clicar em “Publicar” no canto superior esquerdo e esperar que seu blog com a nova postagem seja exibido no seu navegador.

Com muito pouco tempo de uso o usuário já criará posts com muita facilidade e poderá descobrir outros recursos do programa.

Espero em breve poder terminar a série de posts que fiquei devendo. A todos um abraço.

3 Comments

  1. O que seria as tais das marcas? Sempre quando eu vou publicar uma postagem ele diz que a publicação não tem marcas. O que seria isso?

    Último post de Leandro –> DragonBall nos cinemas

    • Leandro, as marcas são as tags da postagem, no WLW elas são chamadas de palavras-chave. Elas são um resumo do seu post, mas com palavras soltas.

Deixe uma resposta