Skip to content

Movimento Blog Voluntário – 3: Personalizar seu blog no WordPress.com

No post anterior, falei sobre como criar um blog no WordPress.com e how to use coinstar machine Coinstar Money Transfer, AUSTRALIA
parei na apresentação do Painel. Agora, falarei um pouco sobre como customizar, personalizar, a aparência do seu blog, para deixá-lo com um visual mais “seu”.

Antes de mais nada, deve-se estar no painel do seu blog, para poder fazer qualquer personalização. Para acessar o painel, basta digitar o endereço seguido de /wp-damin  e informar usuário e senha e clicar em “login”. Já no painel, clique sobre a opção “Design”, onde se ajusta a parte visual do blog.

Nessa parte é mostrado o tema atual e uma lista com vários temas a sua escolha. Há 5 páginas de temas para escolher um que te agrade. Ao clicar na imagem de exemplo de cada tema, será exibida uma demonstração de como seu blog ficará usando aquele tema.

Para ativar o tema escolhido, deve-se clicar em “Ativar “[tema]” >>” e pronto, seu blog já terá uma nova cara! Para exemplo deste guia, usarei o tema PressRow para personalização.

Na maioria dos temas existe uma barra lateral, ou até duas ou três. O tema escolhido possui apenas uma, mas a personalização de temas com mais de uma barra lateral segue o mesmo procedimento. Para customizar a barra lateral clique em “Complementos”. Aparecerá uma tela com os itens que podem ser alocados na barra lateral. Para adicionar um item, clique em “Adicionar” ao lado de seu nome.

No exemplo acima coloquei 5 complementos: “Calendário”, que exibe um calendário com informações sobre os posts do mês quando o mouse passa por cima dos dias; “Texto” que permite que seja adicionado um texto qualquer ou HTML;  “Nuvem de Tags”, que exibe as tags [explicação posterior] utilizadas nas postagens; “Últimos posts” que apresenta uma lista com as últimas postagens; e um campo de busca. A maioria dos complementos possuem opção de edição, que varia entre cada um deles. SEMPRE após fazer alterações nos complementos deve-se clicar em “Salvar mudanças”, caso contrário não haverá alterações no blog.

Após a edição dos complementos, o blog de exemplo ficou com a seguinte aparência:

Para finalizar este capítulo, vamos alterar a imagem de cabeçalho do blog. Para isso clique em “Imagem de Cabeçalho Customizada”. Aparecerá uma tela onde pode-se escolher uma imagem do computador. Escolha uma imagem e clique em “Enviar”.  Aguarde um momento até que a imagem seja carregada no servidor do WordPress.com. Depois aparecerá uma outra tela, onde pode-se cortar a imagem para que ela caiba no cabeçalho do tema.

Depois de alterar a imagem do cabeçalho, o blog ficou assim:

Pronto! Nosso blog já tem uma aparência bem mais particular do que no começo deste capítulo. No próximo capítulo falarei sobre como utilizar o Painel para produzir conteúdo para o blog.

Ler o próximo capítulo: Produção de Conteúdo

victor_end

6 Comments

  1. Assim que entro no meu painel (dashboard) a configuração é totalmente diferente. Não tem essas abas do seu exemplo Escrever, Gerenciar, Design etc. Como faço para encontrar a opção Design?

  2. David David

    Após Personalizar um tema no meu blog, clico em Salvar.. Só que demora muito e nunca salva, eu gostaria de saber quanto tempo demora para salvar, e se isso não for normal como posso Resolver…. Desde já obrigado !!

  3. Gente, vocês podiam explicar como editar o blog tipo BLOGGUER??? Eu não consigo editar a barra do cabeçalho…

Deixe uma resposta