Skip to content

Movimento Blog Solidário – 4: Produção de Conteúdo

No post anterior falei um pouco sobre como dar uma personalizada no visual de um blog do WordPress.com. Agora falarei como produzir seus próprios posts e gerenciar os comentários e visualizar as estatísticas. Para começar falarei como produzir um post utilizando o próprio Painel do WordPress.com. Não entrarei em muitos detalhes, pois no próximo post será ensinado como produzir e publicar postagens de maneira muito mais simples.

1. Acesse o painel do seu blog. Lá há um link “Escrever”. Lá é possível escrever os posts do blog, além de páginas. Os posts aparecem na página inicial. Já as páginas são como posts, porém nçao seguem a ordem cronológica dos posts. Nesse artigo vamos nos ater aos posts(artigos).

Lá existe o editor de conteúdo. No campo “Título”, deve-se inserir um título para a postagem. No campo “Artigo” digita-se o conteúdo do post, que pode conter imagens, áudio, vídeos. Para isso basta clicar no tipo de conteúdo que se

deseja inserir. A inserção de conteúdo é bem intuitiva, o que facilita muito na hora de postar.

2. Depois de digitar o post e colocar todo o seu conteúdo, pode-se gravá-lo como rascunho para postar depois ou publicar imediatamente. Agora vamos definir um pouco sobre as etiquetas (tags) que foram citadas rapidamente no post anterior.

As etiquetas ou tags são palavras separadas por vírgulas que descrevem o conteúdo do seu post. Por exemplo, se você fizer uma postagem sobre a inflação dos alimetos, as tags podem ser: “alimentos, inflação, alta, preços”. Assim, seu post será melhor indexado pelos sites de busca, como o Google, por exemplo.

Pronto! Basta isso para produzir um post para o seu blog. Agora vamos ver como ficou nosso post de exemplo no blog que personalizamos no artigo anterior:

e ainda as tags que aparecem ao final, com informações sobre comentários e em qual categoria o post se encontra. E por falar em categoria: “Categoria” é uma classificação dos posts, que podem ser divididos em categorias, como por exemplo: “Poesia”, “Trovas”, “Música”. Assim, se alguém quiser ver apenas seus posts sobre música, basta ver a categoria “Música”. Para criar uma categoria, deve-se clicar na seção “Gerenciar” no Painel, e depois escolher a opção “Categorias” Depois disso, há um campo onde pode-se preencher as informações da nova categoria, como nome e informações.

Para escolher em qual categoria seu post recairá, basta escolher a categoria ou até mais de uma na respectiva seção, na hora de escrever o post:

Assim, acredito que já falei o suficiente para que qualquer pessoa possa criar, personalizar e produzir conteúdo para um blog no WordPress.com. Na próxima postagem vou falar sobre como configurar o Windows Live Writer, um programa para produzir e publicar postagens de uma forma ainda mais simples e intuitiva.

victor_end

5 Comments

  1. Maria Beatriz Maria Beatriz

    Valeu, estou montando um blog com base nas suas informações, não saberia por onde começar sem sua ajuda.

    • Oi Maria Beatriz, fico muito feliz que minhas dicas estão sendo úteis pra você. É uma pena que ainda faltam alguns posts dessa série a serem publicados, mas caso você tenha alguma dúvida, ou precisar de alguma ajuda, farei o que puder. É só deixar um comentário, ok?
      Abs!

Deixe uma resposta