Skip to content

FELIZ ANIVERSÁRIO BRASÍLIA!

 Brasilia

Há 48 anos um sonho centenário virava realidade. Brasília foi inalgurada em 21 de Abril de 1960 e de lá para cá tornou-se o centro nervoso das principais decisões do país. É fato que o DF como um todo não é nem nunca foi um lugar dos sonhos, mas é um lugar de sonhos. Como o de milhares de pioneiros que para cá vieram e construiram tudo que aqui existe. Como os que vieram depois, deixando seus Estados de origem e muitas vezes a própria família numa angústia de uma volta para que fossem buscados que por muitas vezes nunca ocorreu.

Por hábito chama-se de Brasília tudo aquilo que compreende as Regiões Administrativas do DF. Ora, porque não? Se muitos de seus habitantes dependem da "Brasília" geograficamente oficial para trabalhar, comprar, passear… É algo tão sutil que muitas vezes nem se percebe a divisão que existe no papel. O fato é que existe o Plano Piloto e as Satélites. No mais tudo é Brasília.

Sou filho dessa cidade, nascido no final da Avenida W3 Norte, mais específicamente no Setor Médico Hospitalar Norte. Em Brasília tudo é dividido em setores e quadras. Não há ruas, com nomes de pessoas que muitas vezes nunca ouvimos falar. E ainda tem gente que vem de fora e diz que andar em Brasília é muito difícil pois tudo parece muito igual. Se um sujeito está na 110 Norte, por exemplo, ele tem de um lado a 109 e do outro a 111. E acima a 310 e abaixo a 210. O que há de difícil nisso?

Depois de descrever um pouco da minha cidade, vamos às comemorações. Primeiro vou falar sobre a 2ª Maratona Brasília de Revezamento, onde corri sob um sol escaldante por aproximadamente 5Km. O percurso total era composto por 4 voltas de 10,5Km; e era percorrido por corredores individuais ou equipes com 2, 4 ou 8 participantes. A minha era com 8 integrantes. Além disso, haviam vários brinquedos e diversão para as crianças. Além disso, ocorreram vários shows como o da banda Capital Inicial, RBD, Leonardo e para fechar, Chiclete com Banana.

Pelos cálculos da Polícia Militar, cerca de 1,2 milhão de pessoas passaram pela Esplanada dos Ministérios hoje, e não houve nenhuma ocorrência mais grave e nenhuma briga ou tumulto até as 22:00h, o que mostra que o brasiliense realmente procurou ter um dia de alegria.

Nota:

Fica aqui registrado meu total desagrado com a emissora Rede Globo de Televisão, por tratar a Capital do Brasil como uma cidade perdida no meio do nada onde se respira apenas política e as pessoas vão embora aos fins-de-semana. Brasília é uma cidade importante para o país e merece muito mais cobertura na mídia nacional que um simples texto de 4 linhas no Jornal Nacional. O que será que o Rio de Janeiro tem de tão superior que mereça ser vendido da forma descarada que o é? É uma tremenda falta de profissionalismo isso que se faz com o restante do país. Afinal, o Rio não é sequer 15% das pessoas que vivem em nosso país, mas tem uma preferência enorme sobre os outros 85%. Acho que já passou da hora de perceber que a Capital do País mudou para Brasília, e os tempos em que tudo girava em torno da Capital também já se foram.

6 Comments

  1. Victor Franco Victor Franco

    Muito obrigado pelo elogio. É sempre bom ver que há pessoas que gostam do que escrevo. E é isso que me faz continuar escrevendo.

  2. Joabe Mello Joabe Mello

    Pessoal, moro em Mato Grosso tenho 22 anos e sinceramente, Brasília é uma cidade linda mas na verdade eu nunca vi pessoalmente, só pela TV e por foto, mas pelo pouco que vi é uma cidade maravilhosa! Tenho sonhos em conhecê-la pessoalmente!!!

    Abraços aos amigos Brasiliense

    • Joabe, Brasília realmente é uma cidade linda. É muito mais do que é mostrado na TV (esplanada dos ministérios). Você não vai se arrepender de vir passear aqui.
      Abraços!

  3. thiago thiago

    parabens pelo blog !! realmente muito interessante

Deixe uma resposta