Skip to content

Datena, vai aprender o que é Orkut!

2007-08-orkut-logo-copy

Tem gente que mete o bedelho onde não é chamado e acaba falando merda. Hoje ao chegar em casa liguei a tv na Band e estava passando o programa Brasil Urgente, cujo apresentador é o nada sensacionalista Sr. José Luiz Datena e ele entrevistava um Senador enquanto se falava sobre pedofilia e crimes de internet. Aí em um dado momento o senador começou a falar que uma rede de pedófilos seria presa assim que o Google liberasse informações sobre perfis investigados do Orkut.

Bastou isso para que o Datena começasse a falar mal do Orkut. Entre outras coisas ele falou que o site é o lugar em que os pedófilos exibem fotos de criancinhas para milhões de pessoas e em um dado momento ele falou: “esse maldito orkut” e continuou falando que o Orkut era o culpado pela perversão de algumas pessoas. Depois veio dizer que falam mal da televisão mas a Internet tem coisas muito piores. Aí fez um jabá ao dizer que o UOL, anunciante do canal, era uma empresa séria.

Antes disso ele deveria aprender que o Orkut, assim como qualquer outra rede social abriga perfil de pessoas de todas as índoles. Não devemos culpar quem usa o site apenas porque alguém cometeu um erro por lá. Seria o mesmo que condenar todos que vão a boates porque lá dentro pode haver uma pessoa que usa drogas. Pessoas assim estão em todos os lugares, até nas escolas, e o que se deve fazer é que essas pessoas sejam punidas de acordo com a lei, e uma forma de garantir a privacidade de quem usa a Internet e de descobrir quem cometeu crimes virtuais vêm sendo muito discutida na blogosfera com a possibilidade da polícia requisitar informações sobre perfis sem autorização judicial. No stoploudness foi publicado um ótimo post pelo Paulo Ruthes que trata bem da problemática em questão. Ao invés de ficar se preocupando com o OOXML quem comanda a Internet deveria se preocupar em fazer um modelo eficaz de identificação que proteja a privacidade do usuário, mas permita que seus dados sejam disponibilizados em casos em que a lei determina.

Já para pegar pedófilos basta entrar em qualquer sala de bate-papo na Internet que tenha público infantil, que lá haverá sempre um lobo em pele de cordeiro.

É fato que a vida na internet não necessariamente está vinculada à vida real do usuário, o que dificulta bastente a obtenção de provas e indícios contra os acusados. Mas daí a dizer que o Orkut é culpado por isso já me parece uma boa dose de falta de conhecimento de causa. Parece que se esquece do papel importantíssimo desta ferramenta como forma de interação social e de manutenção de contato com pessoas que de outra forma se tornaria inviável.

Da próxima vez, que o ilustre apresentador pesquise um pouco mais, antes de proferir acusações tão graves sobre um serviço que milhões de pessoas, inclusive eu.

victor_end

Blog Blogs Marcas: , , ,

7 Comments

  1. Rapaz, isso é um problema inerente a todas as pessoas que tratam de sensacionalismo. Poderia ser sobre cultos dos mórmons que ele falaria tão mal quanto.

    Claro, julgar a internet é muito mais fácil do que tentar entendê-la. Só discordo com relação ao OOXML, eu considero que os órgãos responsáveis devem sim (e fizeram) ir contra essa proposta de padrão, não apenas pelos motivos técnicos (falhas e a existência de um padrão já) mas sim por como o processo foi feito, com mentiras, corrupção e tudo mais.

  2. Victor Franco Victor Franco

    É, achoe que eu exagerei um pouco sobre o OOXML, mas eu queria dizer que há coisas que me parecem muito mais importantes, entende.

    Muito obrigado pelo comentário!

  3. EVERTON (TERPAPEUTA) EVERTON (TERPAPEUTA)

    DATENA TEVE UM SURTO EMOCIONAL, ACOMETIDO PELA INTENSIDADE DOS FATOS DO MUNDO PEDÓFILO. PEDOFILIA É UM DISTURBIO D PERSONALIDADE ERÓTICA E NAO DE CARÁTER.. POIS NAO É PORQUE ALGUEM TEM TESÃO POR CRIANÇAS QUE ESSE ALGUEM É MAL OU BANDIDO.. NOSSA VISÃO MÉDICA É BEM MAIS APURADA.. MAS PARA A LEI NAO DEIXA DE SER UM CRIME ( E DEVE SER, CLARO).
    DATENA FALA PELA EMOÇÃO E GERALMENTE PELA EMOÇÃO DIZEMOS COISAS FORA DA RAZÃO CIRCUNSPECTA DA COISA…

    ELE É APENAS ALGUÉM TENTANDO DESABAFAR SUA INDIGNAÇÃO.
    É OBVIO QUE O SITE NAO É COMPROMETEDOR DE NADA, MAS NAO DEIXA DE SER UM GERENCIADOR MODERNO BEM…. (EFICAZ E PRATICO)..

    MAS REALMENTE A INDOLE DE UMA PESSOA COM DISTURBIO ESTA DISSOLVIDA EM QUALQUER AMBIENTE E LUGAR, SEJE ESSE LUGAR UM “ORKUT”, NUMA SALINHA ESCURA DA CASA, NO QUARTO.. ENFIM, NA MENTE “DOENTE” NÃO HÁ LIMITES DE EXPOR EM SI, SEUS INSTINTOS INCONTROLAVEIS.

    OBRIGADO

    EVERTON
    PSICANALISTA CLINICO.

    • Agradeço muito pelos esclarecimentos, e até concordo que ele fala as coisas movido pela emoção. Mas também acho que ele deveria ter uma equipe que fizesse algum tipo de orientação sobre como funcionam sites como Google e Youtube. Eles não são o vetor principal da pedofilia, e esse crime não deixará de existir caso algum dia a empresa feche as portas. Se fosse assim, ele deveria propor também que se fechem as fabricantes de câmeras fotográficas, filmadoras, vídeos-cassete, aparelhos de DVD, de serviços de mensagem instantânea. Como você bem disse, as pessoas que cometem esses atos estão dissolvidos em toda a sociedade, e a Internet foi apenas mais uma forma que elas encontraram de agir, Não foi nenhuma invenção da pólvora.

  4. So uma coisa o Brasil e um pais livre cada um diz oque quer
    Sobre o orkut e verdade mais e mentira que todos os usuarios
    são malfeitores .
    Você não tem que ficar zangado atoa o Datena fala oque que e vc
    tabem fala oque quer pronto acabou o problema os dois lados foram ouvidos agora ja era.

    • Concordo que ele tem o direito de falar o que quiser, mas longe das câmeras. Em frente à elas, ele tem que tomar o máximo de cuidado, pois ele está influenciando o pensamento de milhares de pessoas.
      Muito obrigado por deixar sua opinião!

  5. Fabio Luiz de almeida Fabio Luiz de almeida

    o datena esta coberto de razao essa porcaria de orkut alem de nao presta pra nada nao te leva a lugar nenhum sei de alguns casos que o orkut acabou com casamentos e outras coisas mais

Deixe uma resposta