Skip to content

Como atualizar seu blog para o WordPress 2.7

Se você possui um blog e usa o sistema WordPress, uma ótima pedida é atualizá-lo para a versão 2.7. Lançada há 3 dias, e repleta de novidades, novas funcionalidades, e uma interface completamente nova e muito mais prática, o WordPress 2.7 facilita ainda mais a rotina de quem bloga. Abaixo uma tela de como ficou o novo painel de controle.

wordpress_2_7

side_wp271side_wp272É possível publicar posts rapidamente através do QuickPress, que é exibido logo na tela principal. Também são exibidas estatísticas gerais do blog como números de posts, páginas, categorias, tags, comentários aprovados, pendentes e spam. Também é possível moderar comentários logo na tela principal, sem ter que acessar a tela de comentários. Outra funcionalidade que facilita bastante a navegação é a barra lateral que foi implantada, onde através de um menu drop-down pode-se navegar por quase todas as seções sem ter que ficar atravessando telas intermediárias. Ainda é possível encolher a barra lateral, para que ela ocupe menos espaço.

Mas agora vamos ao que interessa: como atualizar seu WordPress de uma versão anterior (2.5 ou posterior) para a versão 2.7. Antes de mais nada, os passos que estou apresentando são extraídos do guia Upgrading WordPress << WordPress Codex. Então, em caso de problemas (que nunca me ocorreram), apenas estou retransmitindo informação.

Antes de mais nada, é altamente recomendado que se faça um backup de seu banco de dados. Na página de plugins do  Wordpress existem vários plugins que cumprem essa tarefa muito bem. Um deles é o WP-DBManager. Depois disso, vale a pena também fazer um backup da sua pasta wp-content. Também é altamente recomendável que se desative todos os plugins antes de continuar com a atualização.

Para isso, daqui para frente, vou assumir que seu blog está instalado da forma que seu endereço apareça como em http://exemplo.com/

Assim, se você usa cPanel, vá até a pasta onde o WordPress está instalado e selecione a pasta wp-content e depois selecione a opção de compactar pasta. Será criado um arquivo wp-content.zip ou wp-content.tar.gz. Faça o download do arquivo e salve-o no seu computador. Depois, faça também o download do arquivo wp-config.php, é ele que armazena as configurações do seu blog. Feito isso, você deve fazer o download da versão 2.7 do WordPress, em Português, ou em Inglês, se preferir. Logo depois, exclua as pastas wp-admin e wp-includes. Após excluir as pastas, faça o upload do arquivo que você baixou com o WordPress 2.7 e descompacte-o, escolhendo sobrescrever todos os arquivos e pastas já existentes.

Teoricamente o WordPress já está instado, mas aqui vai uma pequena diferença de metodologia em relação ao método tradicional. Após os passos acima, exclua a pasta wp-content do servidor, e o arquivo wp-config-sample.php e faça o upload do wp-content.zip (ou .tar.gz) e do wp-config.php. Agora sim seu blog está atualizado. vá para a página http://exemplo.com/wp-admin/update.php e clique no único botão que aparece. Ele irá atualizar o seu banco de dados caso necessário e depois te levará para a tela de login. Depois disso é só desfrutar das novidades, lembrando de reativar os seus plugins.

Para quem achou muito trabalhoso, a tarefa é muito simples, e não se corre o risco de ter problemas, como eu tive quando usava plugins para atualizar. Além disso, a partir da versão 2.7 será possível fazer as atualizações através do Painel de Controle, como já acontecia com os plugins de uns tempos para cá.

14 Comments

  1. Opa, vlw pela dica camarada.
    Ainda vou atualizar o meu.
    Segui o teu tutorial mas tive problemas de permissão com arquivo… aih fiquei com o blog fora do ar por uns instantes. Acredito que o problema que tive se deu pois eu utilizei um web ftp. Depois tento fazer com o filezilla!
    Vlw

    Último post de Wallisson Narciso –> Uma fantástica saída – # 11

  2. Parabéns pelo post Victor, estava sem coragem de fazer a atualização, porém quando encontrei seu blog segui as recomendações e já estou com a 2.7. O novo Dashboard é sensacional. Realmente compensa atualizar. Um abraço!

    • Luciano,
      que bom que minhas dicas foram úteis! Realmente a versão 2.7 ficou muito bem acabada, e deixa no ar uma ansiedade para a chegada das novidades da 2.8.
      Abraços!

  3. Cara, show o tutorial. Como não manjo quase nada disso, estava com muito medo de atualizar. Achei seu tutorial e fiz numa boa e deu certinho… valeu!!

    • Rodrigo,
      fico muito feliz por ter funcionado direitinho! O melhor é que depois da versão 2.7 as atualizações podem ser feitas a partir do próprio painel de controle do WordPress.
      Abs

  4. Tentei atualizar meu blog do WP 2..01 para o 2.7 e não está funcionado de jeito algum.
    Alguma dica?

  5. Jack, talvez por causa da versão que você utilizava ser muito antiga, ela não contava com as chaves de segurança que foram introduzidas nas versões seguintes. Existe uma página com instruções mais detalhadas de como atualizar o WordPress. Preste atenção principalmente no passo 13, que deve ser o seu problema.
    Boa sorte!

  6. Maikel Maikel

    Bah tchê, teu post me salvou. Muito obrigado!
    😉

  7. Oi,
    Estou começando agora a utilizar “blog” e não entendo muito… tenho algumas duvidas como por exemplo como divulgar meu blog, onde fica o meta tag, como devo utiliza-lo…. pode me ajudar.
    Obrigada

    Último post de Patricia –> Nossos Serviços

    • Patricia, não sei o que você espera por divulgação, mas existem várias formas de publicidade on-line. Uma delas é participar de redes sociais. As tags são palavras que “resumem” o seu site, para saber mais sobre isso vc pode buscar por “meta-tags” no Google, ou então buscar alguns sites ou blogs sobre SEO e otimização.

      Uma leitura que recomendo é o post 5 dicas chatas, feias e bobas para blogueiros iniciantes. que pode ser útil.

      Abraços

  8. Muito obrigada pelo tuto! Fiquei com muito medo, mas foi td perfeito!

  9. как же все-таки не хватает врмени даже на то чтобы прочитать что-то интересное((

Deixe uma resposta