Skip to content

Armas Nucleares no Mundo

Ontem postei sobre o hipócrita do George W. Bush, e durante o post comentei sobre as armas nucleares de China, Irã e Coréia do Norte. Porém, algum tempo depois eu fiquei em dúvida se realmente esses países possuíam essas armas. Então, para resolver qualquer dúvida, Wikipedia em Inglês.

Segundo o site, os países que detém armas nucleares são: Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, França, China, Paqistão e Índia. Além desses, alguns países da OTAN também compartilham armas nucleares. São eles: Bélgica, Alemanha, Itália, Holanda, Turquia, Canadá e Grécia. Outros países já possuíram essas armas, mas ou já desmontaram ou são ex-integrantes da União Soviética e devolveram suas armas à Rússia. Entre eles podem se citados: África do Sul, que desmontou suas seis armas nucleares; Bielorrússia, Casaquistão e Ucrânia enviaram suas armas devolta à Russia após o fim da União Soviética e assinaram o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares. Ainda assim algumas estimativas apontam que no mundo ainda existam mais de 11 mil armas nucleares.

Trinity_explosion2 Israel é um país que nem nega nem confirma possuir armas nucleares, apesar de alguns indícios levarem à segunda alternativa. Suspeita-se que Irã, Síria e Coréia do Norte possuem armamentos nucleares, sendo que esta última já mostrou para o mundo o que seria um teste dessas armas.

De fato, para muitos países, o que num primeiro momento pode parecer uma proteção, a longo prazo pode se tornar um grande problema, visto que nem todos tem condições técnicas e financeiras de manter um arsenal atômico. A Rússia por exemplo vêm sendo colocada sob suspeita quanto à continuidade da manutenção mínima necessária de suas armas nucleares, principalmente depois do naufrágio do submarino nuclear russo Kursk.

4 Comments

  1. Olá! Victor.
    Gostei do seu blog. Você possui um ótimo conteúdo.
    Parabéns pelo trabalho!
    Abraços,
    Débora Martins

    • Muito obrigado pelas palavras tão agradáveis!

      Também dei uma passada no seu blog e gostei muito. Vou sempre visitá-lo.

      Abraços

  2. josefino tonet josefino tonet

    gostei imenso de pequisar no seu blog,sempre que for necessario,viajarei ate ao vosso blog

  3. Gilberto Mariano Gilberto Mariano

    Ótima sua explanação sobre esse tema, Victor. Peçamos a Deus que tenha misericórdia dos homens, e mude a direção desse objetivo que é a guerra.
    Cada criança que nasce no mundo, Deus afirma que ainda acredita nos homens.

Deixe uma resposta