Skip to content

A quem pertece os comentários dos blogs?

comment

O site Weblog Tools Collection fez um post em que se pergunta de quem é a propriedade dos comentários feitos pelos leitores. Me parece uma questão bastante instigante, visto que os comentários são feitos em um blog de uma outra pessoa, são armazenados no servidor do dono do blog, mas são a expressão de quem os faz, além de geralmente possuírem o link para o blog/site do autor do comentário.

O site leva a crer que sua opinião é de que cada blog deve criar uma espécie de Política de Comentários e nela ser definido o que pode ou não ser comentado e o que pode ou não ser apagado ou editado pelo dono do blog. Compartilho com o site a opinião de que é uma questão mais ética que de jurisprudência. Por exemplo, durante a fase tempestuosa que passei a um mês atrás com minha antiga hospedagem, foram perdidos dois comentários de uma leitora que nunca havia comentado antes. E também nunca mais comentou. Eu fiz um post pedindo perdão pelo fato, mesmo não sendo minha a culpa pela perda dos comentários, pois eu havia feito um backup pouco antes da tragédia. De fato, só houve um comentário depois do ocorrido.

Uma outra observação que parece ter algum sentido foi de um usuário do Weblog Tools Collection que disse que os comentários são mais ou menos como protegidos por direitos autorais, porém o dono do blog possui direitos totais para apagar, modificar e utilizar os comentários.

Aqui no victorfranco.net os comentários pertencem a seus respectivos autores, eu apenas me resguardo o direito de editar ou remover qualquer comentário caso esse incorra em alguma ilegalidade ou possuir trechos que possam prejudicar a integridade/segurança de outras pessoas. Em breve pretendo fazer uma página com a Política de Comentários sugerida pelos Weblog Tools Collection.

E você? De quem você acha que pertencem os comentários?

Blog Blogs Marcas: , , , ,

4 Comments

  1. […] Desde que mudei de servidor, tudo anda correndo às mil maravilhas. Exceto o sistema de comentários, que nunca funciona quando quem comenta não está registrado no blog. Como a única pessoa registrada sou eu, apenas eu conseguia comentar. Eu tentei reinstalar o WordPress 3 vezes, o que me tomou muito tempo, e não adiantou nada. Talvez por isso ninguém tenha deixado nenhum comentário nem nos post’s mais polêmicos que fiz ultimamente, como o do Sistema de Cotas para Negros nas Universidades Federais e o em que eu pergunto a quem pertencem os comentários de um blog. […]

  2. Luiz, não sei porque ele não está incrementando, mas já estou trabalhando para resolver isso. Quanto ao seu último post, o plugin CommentLuv tenta buscar seu último post, mas não é garantido que o exibido realmente seja o último. Também não é garantido sequer que ele vai retornar algum post, como acontecia muitas vezes comigo em outros blogs. Mas agora a precisão dele melhorou muito.
    Obrigado pela visita e pelos comentários.

Deixe uma resposta