Um Pouco de Excel – Parte I

Depois de um ano trabalhando diariamente com o Excel 2007 acho que já estou em condições suficientes para compartilhar um pouco do que sei. Vou falar um pouco dos recursos, funções e algumas técnicas e dicas. Pretendo fazer isso semanalmente. Mas antes de começarmos, vamos combinar algumas coisas:

1. Não é meu propósito escrever um curso de Excel. Aqui vou postar apenas algumas dicas, fazer alguns esclarecimentos. Existem no mercado diversos cursos de Excel. Como eu nunca frequentei nenhum deles, não vou indicar nenhum.
2. Não trabalho na Microsoft, nem sou VP. Também não presto suporte técnico ou configuração do produto. Se você tiver algum problema técnico, favor enviá-lo ao suporte da Microsoft.

    Acho que é só isso. Qualquer dúvida quanto a como fazer alguma coisa, sintam-se livres para perguntar nos comentários. Agora vamos ao que interessa.

    O Excel

    Como eu disse, não estamos em um curso. Então vamos passar rápido por essa parte. Vamos lembrar da cara do Excel:

    Excel 2007 Full
    Excel 2007

    Esta é a janela padrão do Excel 2007. Acima vemos o “Botão do Office”, os grupos de menus, a barra de fórmulas e a área de células. Esse retângulo preto com bordas espessas da figura é uma célula. Reparando bem, é possível identificar também a linha “2” na barra a esquerda, e a letra “B” na barra acima da área de células. Isso quer dizer que esta é a célula “B2”, como pode ser conferido na imagem abaixo, que mostra a barra de endereços:

    Excel_2007_Endereco
    Célula e Barra de Endereços

    Todas as células do Excel tem um endereço, e é muito importante saber lidar com eles para que se possa desenvolver as fórmulas que veremos daqui por diante.

    Agora vamos ver os grupos de menus do Excel 2007. Ao contrário do que normalmente estamos acostumados, não temos uma barra estática que mostra caixas de opções em texto. Ao clicar em uma das opções (“Início”, “Inserir”, …), as opções de cada grupo são exibidos, de forma dinâmica. Raramente teremos janelas de opções pulando na tela do computador para efetuar a maioria das tarefas.

    Excel_2007_Menus
    Botão do Office, Grupos de Menus, Barra de Endereços e Barra de Fórmulas

    Para terminar por hoje, vamos ver como funciona a organização das informações. Quando criamos um arquivo .xlsx (Excel 2007) e .xls (Excel 2003 e anteriores), criamos uma Pasta. Dentro dessa pasta, existe uma ou mais planilhas. Dentro das planilhas, estão as células. E dentro das células estão as informações, basicamente. As planilhas são exibidas na parte inferior da janela, como mostra a imagem abaixo:

    Excel_2007_Planilhas
    Barra de Planilhas

    Por padrão, quando se cria um novo arquivo (Pasta), existem 3 pastas. Você pode deletar, renomear ou criar novas planilhas entre outras coisas. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a aba, e escolher a opção desejada. Para criar uma nova planilha, deve-se clicar na aba que tem o desenho de uma estrela amarela sobre uma aba.

    Por hoje ficamos por aqui. Não se esqueça de assinar o feed para poder acompanhar as próximas partes. Mais uma vez, qualquer dúvida é só perguntar nos comentários.

    Um comentário para “Um Pouco de Excel – Parte I”

    1. eeeh………… marrom, não era o que eu esperava mais ta boomh
      +ou-

    Deixe um Comentário